top of page
A verdade dos fatos! (1) bnnaer.png

Vacina contra bronquiolite está disponível para gestantes em todas as UBS’s

  • Foto do escritor: Carla Kamel
    Carla Kamel
  • 12 de jan.
  • 2 min de leitura

Desde o mês passado, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), com o objetivo de proteger gestantes e, principalmente, prevenir casos graves de bronquiolite em recém-nascidos. Em Matão, a Secretaria Municipal da Saúde já deu início à imunização, através do Sistema Único de Saúde (SUS). As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A vacina é destinada a todas as gestantes que tenham completado 28 semanas ou mais de gravidez. A imunização durante a gestação permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê, garantindo proteção nos primeiros meses de vida, período em que o sistema imunológico da criança ainda é imaturo.


O secretário municipal de Saúde, Orivaldo Ademir Reguim (Faro), reforça a importância de mais esta implantação ao calendário vacinal da gestante, e destaca que, assim como as demais vacinas disponibilizadas pelo SUS, o imunizante contra o VSR é seguro e eficaz na proteção da saúde materno-infantil.


“Recomendamos às futuras mamães que realizem o pré-natal regularmente e mantenham a carteira de vacinação em dia. Essa é uma medida fundamental para a saúde do bebê e também da gestante. Em caso de dúvidas, as equipes das UBSs estão preparadas para orientar e acolher todas as gestantes”, afirmou.


De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e aproximadamente 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacinação das gestantes contribui diretamente para a redução de internações e complicações respiratórias, oferecendo proteção imediata aos recém-nascidos após o nascimento.


Com a nova medida, as gestantes que realizam acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde podem receber a vacina sem necessidade de agendamento, desde que estejam dentro da faixa gestacional recomendada. A orientação é que procurem a sala de vacinação mais próxima de sua residência, levando um documento de identificação e, se possível, o cartão da gestante.


Locais e horários de vacinação

As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, a partir das 8h00, nas UBS’s dos bairros Jardim Pereira, Jardim São José, São Judas Tadeu/ Vila Cardim, bairro Alto, IV Centenário, Centro, Jardim Paraíso e na Unidade de Saúde da Família (USF) no Distrito de São Lourenço do Turvo. Aos sábados, a UBS do Bairro Alto fica aberta e oferece vacinação das 8h00 às 16h00.

 
 
 

Comentários


Logo Portal Cidade FM.png
bottom of page