Quatis ‘invadem’ bairro em Matão (SP)
- carlakamel
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Moradores do bairro Jardim São José, estão cada vez mais acostumados com uma cena inusitada: grupos de quatis circulando livremente pelas ruas, principalmente nas proximidades da Avenida Ludwig Eckes e da Rua São Lourenço, região próxima à uma mata.
Com aparência semelhante à de bichinhos de pelúcia, os animais chamam a atenção pela fofura, mas escondem uma dentição afiada e comportamento defensivo. Apesar da aparência simpática, os quatis podem se tornar agressivos se se sentirem ameaçados.
Outro ponto de preocupação é o hábito de moradores locais alimentarem os animais com bandejas instaladas em cercas e alambrados. A prática é inadequada e aumenta o risco de acidentes.
O aumento da presença de quatis em áreas urbanas tem se tornado comum em diversas cidades brasileiras, resultado do avanço das construções sobre áreas naturais, perda de habitat e oferta fácil de alimento.

Além dos riscos de ataques e mordidas, a presença dos quatis em centros urbanos também tem provocado atropelamentos e ataques a animais domésticos, como cães e gatos.

Comentarios