Operação conjunta entre polícia militar e prefeitura fiscaliza ferros-velhos na cidade.
- Carla Kamel

- 15 de ago.
- 2 min de leitura

Matão, 14 de agosto de 2025 — Em uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Matão e a Guarda Civil Municipal, fiscalizou diversos estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis, popularmente conhecidos como ferros-velhos, no município. A ação teve como objetivo combater possíveis práticas de receptação de materiais de origem ilícita, como fios de cobre e outros metais.
A operação contou com a participação de três viaturas da Polícia Militar, envolvendo sete policiais, além de dois fiscais da prefeitura, um veículo oficial do município e o apoio da Guarda Civil Municipal com dois agentes e uma viatura.
Cinco estabelecimentos foram fiscalizados:
Red Recicláveis (Av. Carlos Mariani, 712 – IV Centenário): Nenhuma infração administrativa foi constatada pelos fiscais. No entanto, foram apreendidos 72,5 kg de cobre, o que resultou na elaboração de boletim de ocorrência (BOPM 4472/25) e encaminhamento do caso ao Distrito Policial de Matão. A autoridade responsável foi o delegado Marlos Marcuzzo, que registrou o boletim de ocorrência (BOPC LS-9058).
Ferro Velho Chorão (Av. Fátima Balista, 350): O local foi notificado por falta de alvará de funcionamento.
Recicla do Jair (Av. Francisco Mastropietro, 987): Também notificado pela ausência de alvará.
Ferro Velho do Mané (Rodovia dos Trabalhadores, km 08): Mais um estabelecimento notificado por falta de alvará.
Ferro Velho RoberFer “Neguinho” (Av. Francisco Mastropietro, 1297): Nenhuma irregularidade foi constatada no local.
Segundo a Prefeitura, as notificações por ausência de alvará exigem que os estabelecimentos se regularizem junto ao setor de fiscalização municipal. Já a apreensão de cobre pode indicar possíveis práticas de receptação, sendo o caso investigado pela Polícia Civil.
A operação teve caráter preventivo e repressivo, reforçando o compromisso das autoridades municipais e estaduais com o combate ao furto de materiais metálicos e à comercialização
ilegal de recicláveis. A fiscalização deve continuar nos próximos meses.
%20bnnaer.png)















Comentários