Onças-pardas são vistas em campus da Unesp e estudantes são alertados
- Carla Kamel

- 23 de out.
- 1 min de leitura
Registro mais recente mostra fêmea por área de mata conhecida como 'Cerradinho', em Rio Claro (SP). 'Eles têm mais medo do ser humano do que a gente deles', diz biólogo. Câmeras de monitoramento do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro (SP), flagraram ao menos duas onças-pardas no campus da instituição.

Os registros fizeram com que a universidade enviasse e-mail aos estudantes alertando sobre a presença dos animais na região. Especialistas afirmam que esses animais silvestres representam risco aos humanos apenas quando ameaçados.
"Não há motivo para pânico diante da presença de uma onça-parda. Esses animais são tímidos e discretos, tendem a evitar locais com presença humana e barulho urbano, o que dificulta que sejam encontrados durante o dia e em áreas de alta circulação de pessoas no campus", afirmou nota publicada na terça-feira (21) pelo GEAS.
A Unesp de Rio Claro tem uma vasta área verde ao redor do campus principal, no bairro Bela Vista. Essa área verde abriga o Jardim Sensorial do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), uma unidade de pesquisa e planejamento ambiental, e serve como habitat para fauna local.
O registro mais recente foi feito em 11 de outubro e mostra a passagem de uma fêmea adulta por uma área de mata conhecida como 'Cerradinho'. A câmera aponta para 2h36. Os pesquisadores acreditam que ela já havia aparecido no mesmo local em julho. O mesmo equipamento também registrou a passagem de um macho em agosto no Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, por volta das 2h30.
%20bnnaer.png)

Comentários