top of page
Logo Portal Cidade FM.png

Nelson Marques Martins lança autobiografia nesta sexta-feira em Matão.

  • Foto do escritor: Portal Rádio Cidade
    Portal Rádio Cidade
  • 23 de jul.
  • 2 min de leitura

O matonense de coração Nelson Marques Martins lança nesta sexta-feira, 25 de julho, sua autobiografia intitulada “Eu, Nelson Martins, por mim mesmo”. O evento de lançamento será realizado na Praça do Vinho, em Matão, e contará com um coquetel receptivo para amigos e convidados.


Com 236 páginas, a obra foi impressa pela Viena Gráfica e Editora, revisada e diagramada pelo jornalista Cássio Leonardo Carrara, com fotografia de capa assinada por colaborador próximo do autor. O livro reúne experiências pessoais, trajetória profissional e, sobretudo, a profunda ligação de Nelson com o município de Matão e suas instituições.


Uma vida dedicada à comunidade

Natural de São Paulo, Nelson chegou a Matão em 1976, após responder a um anúncio no jornal O Estado de S. Paulo, iniciando sua carreira na Citrosuco. Com formação em Ciências da Administração, construiu uma trajetória marcada por realizações no setor de Recursos Humanos e forte atuação social.


Durante sua passagem pela Citrosuco, foi responsável por modernizar o setor de RH, criar convênios de saúde e farmácia para os colaboradores e fomentar iniciativas como a fundação da Matão Clínicas, clubes recreativos e a cooperativa de consumo Citrocoope. Um dos marcos de sua trajetória foi a criação do Grupo Empresarial de Matão (Gema), por meio do qual foram viabilizadas ações comunitárias importantes, como a revitalização da Igreja Matriz, o apoio à APAE e o investimento de mais de US$ 4 milhões no Hospital de Caridade de Matão — atual Hospital Carlos Fernando Malzoni.


Paixão pelo esporte e pela política

Apaixonado pela Sociedade Esportiva Matonense, Nelson presidiu o clube por quatro mandatos, tendo participado da diretoria durante o histórico tricampeonato sob a presidência de Antonio Galli. Sua atuação extrapolou os gramados: foi vereador entre 1989 e 1992 e ocupou cargos públicos ligados à saúde em diferentes municípios da região, sempre com foco na gestão hospitalar e serviços de saúde.


Motivações e agradecimentos

O livro começou a ser escrito aos 75 anos, após incentivo de um ex-colega da Citrosuco, que o motivou a registrar sua história. “Nunca pensei em escrever uma autobiografia, mas esse amigo destacou minha atuação na cidade e isso me fez refletir. Resultado: escrevi um livro”, afirma Nelson.


Na obra, ele dedica agradecimentos à família, amigos, mentores e instituições que marcaram sua trajetória. Entre os homenageados estão Alexandre Paulo Brandes, da Citrosuco, e o empresário Joaquim Morgado Lagoa.

ree

 

Comments


bottom of page