Multas por radar e videomonitoramento aumentam 61% em Araraquara
- Carla Kamel

- 4 de set.
- 1 min de leitura
Entre janeiro e julho deste ano foram aplicadas 110.489 multas, contra 68.270 em 2024.
As multas de trânsito em Araraquara dispararam nos sete primeiros meses de 2025.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as autuações aplicada por radares e videomonitoramento cresceram 61,8% em comparação ao mesmo período de 2024.Entre janeiro e julho deste ano foram aplicadas 110.489 multas, contra 68.270 em 2024. O número já corresponde a 87% do total de multas registradas em todo o ano de 2025 (127.117). É como se todos os dias, 599 multas fossem aplicadas na cidade.Por que aumentou o número de multas em Araraquara?
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Adalberto José Ferreira, o aumento está relacionado a dois fatores:
“Foram instalados quatro novos radares e dois foram remanejados de local. São equipamentos previstos em contratos assinados na administração anterior. Onde vimos necessidade, instalamos. Mas a falta de conscientização também influenciou. Afinal, se você obedece à legislação, não paga multa e a via fica mais segura”, explicou o secretário.
Radares x videomonitoramento
Nos sete primeiros meses de 2025, os números mostram a diferença entre os dois tipos de fiscalização:
Radares fixos e móveis (velocidade e avanço de sinal): 101.790 multas;
Videomonitoramento (cinto de segurança, uso de celular ao volante, ultrapassagem irregular, entre outras): 8.699 multas.
“O radar é apenas uma das ferramentas que usamos para aumentar a segurança viária. Também realizamos campanhas educativas e vamos reforçar a fiscalização com blitz e bloqueios, que ajudam na conscientização e na autuação de condutores irregulares”, acrescentou Ferreira.
Para onde vai o dinheiro das multas?
O secretário destacou que todo o valor arrecadado com as multas é destinado ao Fundo Municipal de Trânsito de Araraquara.
%20bnnaer.png)

Comentários