top of page
A verdade dos fatos! (1) bnnaer.png

Entenda por que um incêndio em uma subestação no PR causou apagão em todo o país

  • Foto do escritor: Carla Kamel
    Carla Kamel
  • 14 de out.
  • 2 min de leitura

Durante a madrugada desta terça-feira (14), um apagão atingiu todos os 26 estados e o Distrito Federal. A falha elétrica foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná, o que causou uma interrupção no fluxo de energia para uma realocação das cargas de energia.

ree

Quase todo o Brasil é coberto pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país.

São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de quase 180 mil quilômetros de linhas de transmissão.

Serviços de manutenção da rede elétrica deixam 11 bairros de Manaus sem energia neste sábado. — Foto: Divulgação/Amazonas Energia
Serviços de manutenção da rede elétrica deixam 11 bairros de Manaus sem energia neste sábado. — Foto: Divulgação/Amazonas Energia

💡Essas linhas permitem que a energia seja transferida de uma região para outra. Assim, a produção de uma usina hidrelétrica pode, por exemplo, ser enviada a um estado onde os reservatórios estão mais vazios devido à falta de chuva.

🔎A rede básica de transmissão é estruturada por essas grandes torres que a gente vê, geralmente, às margens das estradas. Toda a geração de energia — vinda das usinas, por exemplo — se conecta a esse sistema. E todo o consumo é ligado a ele.



Veja o caminho da energia até as casas, lojas e indústrias:

Há três etapas, incluindo o sistema integrado de transmissão, que mostram os caminhos da energia até o consumo na ponta. São elas:


  • Geração de energia: quando recursos naturais passam por processos para geração de energia, como nas usinas hidrelétricas, campos eólicos, placas de energia solar, gases naturais, entre outros.

  • Transmissão via sistema integrado: uma vez gerada, essa energia é conectada ao sistema nacional de transmissão, que percorre as regiões do país.

  • Distribuição: as torres de alta tensão levam a energia aos centros das cidades. A partir daí, as subestações das distribuidoras levam a energia às casas, ao comércio e às indústrias, por exemplo.

 


 
 
 

Comentários


Logo Portal Cidade FM.png
bottom of page