Chuva forte em Araraquara deixa família desalojada, derruba árvores e coloca cidade em alerta
- Carla Kamel

- 3 de nov.
- 2 min de leitura
O temporal que atingiu Araraquara (SP) entre a madrugada e a manhã deste domingo (2), Dia de Finados, causou diversos estragos ao redor da cidade. Não há registro de pessoas feridas.

No bairro Selmi Dei, seis pessoas de uma mesma família ficaram desalojadas após a casa onde moravam ser destelhada. A chuva forte também derrubou ao menos duas árvores. (leia abaixo rescaldo)
Segundo a Defesa Civil, a cidade havia registrado acumulado de 68 milímetros até a publicação da notícia. Os ventos chegaram a 80 km/h.
O órgão informou que as fortes chuvas podem retornar ao longo do dia, colocando a cidade em alerta para temporais.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a chuva forte foi causada por um fenômeno atmosférico conhecido como "microexplosão". (entenda abaixo)
Família desalojada
Segundo informações, a família ficou desalojada após o telhado da residência ser atingido pela cobertura metálica de um imóvel vizinho. As seis vítimas foram acolhidas por parentes. A Prefeitura de Araraquara informou que prestará assistência à família.
Trânsito afetado

Na Via Expressa, o temporal fez com que as placas de concreto do asfalto se soltassem. Ainda na mesma via, mas em trecho próximo à Companhia de Policiamento, itens de sinalização de trânsito, como cavaletes e barreiras, foram levados pela água.
Já na Alameda Paulista, em trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Jardim Brasília, o vento derrubou um outdoor.

Queda de árvores
Na Vila Xavier, uma árvore caiu e atingiu o muro da Escola Estadual Geraldo Honorato Azzi Sachs. Já na Avenida Lysanias de Oliveira Campos, a queda de uma árvore de grande porte interrompia o trânsito de veículos em uma das faixas.
O g1 aguarda posicionamento da administração municipal em relação ao trânsito nesses locais.
Alerta
A Defesa Civil explicou que o temporal foi causado por um fenômeno atmosférico conhecido como microexplosão.
"Esse fenômeno ocorre quando uma corrente intensa de ar frio desce rapidamente das nuvens em direção ao solo, espalhando-se de forma horizontal e gerando rajadas fortes e localizadas", conta.
Segundo comunicado emitido pelo órgão, as regiões Norte, Oeste e Central do estado, onde Araraquara está localizada, podem sofrer com chuva forte, ventos intensos e queda de granizo até a manhã de segunda-feira (3).
"A população deve redobrar a atenção, evitando se abrigar sob árvores durante as chuvas e não estacionar veículos próximos a placas, torres ou redes elétricas", recomenda.
Em caso de emergência, a orientação é que os moradores acionem a Defesa Civil, que atende pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros (193).
%20bnnaer.png)

Comentários