Novo alerta da Defesa Civil para baixa umidade relativa do ar🚨
- Carla Kamel

- 11 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Nesta quinta-feira (10), por volta das 13h00, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com validade até as 19h00. A notificação foi enviada por mensagem para moradores de diversos municípios paulistas, incluindo Matão.

Conforme o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, os municípios dessas regiões encontram-se em nível de emergência para queimadas.
A mensagem, recebida via celular, informava: “Defesa Civil: Seu local está com umidade do ar em emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e NÃO faça queimada.”
Esse tipo de alerta é disparado quando os índices de umidade relativa do ar atingem níveis críticos, abaixo de 12%, colocando a população em situação de emergência climática, com risco elevado à saúde e ao meio ambiente.
Em Matão, a Estação Meteorológica da Prefeitura registrou 15% de umidade relativa do ar, índice que, embora acima do limite emergencial, já configura alerta de risco severo, exigindo atenção e cuidados por parte da população.
⚠ Recomendações
Em períodos de tempo seco, é preciso redobrar a atenção com a hidratação, evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia, proteger olhos, nariz e garganta e manter os ambientes umidificados. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem redobrar a atenção.
📞Em caso de emergência ligue:
Defesa Civil - 199
Polícia Militar - 190
Corpo de Bombeiro - 193
Guarda Civil Municipal - 153
%20bnnaer.png)

Comentários